30/11/2009
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Cantar a música proposta;
Familiarizar-se com o modo menor;
Vivenciar a pulsação através do canto, percussão corporal e dança;
Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda.
O hábito do canto coletivo nas aulas de música;
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal.
Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas é destinada ao 1º ano do Ensino Fundamental, mas pode ser estendida a outras séries do Ensino Fundamental Inicial, respeitando as especificidades de cada faixa etária. O objetivo final é a realização de uma grande roda de ciranda que poderá fazer parte de alguma apresentação para a comunidade escolar. Ao longo das aulas, três cirandas serão apresentadas aos alunos para, posteriormente, fazerem parte de um “potpourri”, ou seja, uma junção das três músicas, servindo à dança realizada.
Sugerimos as seguintes músicas, que serão trabalhadas ao longo das aulas:
1) “Frevo e Ciranda” (Capiba);
2) “Casa de Farinha” (autor desconhecido);
3) “Mamãe Oxum” (autor desconhecido).
Outras cirandas em modo menor podem ser trabalhadas, ficando a seu critério a escolha das músicas.
Atividade 1
Apresentação à música “Frevo e Ciranda”. Cante uma vez a música e peça para que os alunos apenas ouçam. De preferência, utilize um instrumento harmônico (teclado, violão ou acordeon) para o acompanhamento. Sugerimos a execução nas tonalidades Fá Menor ou Sol Menor, mais adequadas à extensão vocal infantil.
“Frevo e Ciranda”
(Capiba)
Eu fui à praia do Janga
Pra ver a ciranda
E o seu cirandar, ciranda!
O mar estava tão belo
E um peixe amarelo
Eu vi navegar, navegar!
Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha!
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar, ciranda!
Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha!
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar!
Dica
Varie a cada repetição da música para que o processo de memorização fique mais agradável. Seguem abaixo algumas sugestões para este momento:
1) Divida a turma em dois grupos. Um ficará responsável por cantar a parte A da música (duas primeiras estrofes) e o outro cantará a parte B. Faça a troca posteriormente.
2) Faça variações de andamento a cada repetição e depois pergunte aos alunos as diferenças entre as execuções. Como desafio, varie o andamento dentro de uma mesma execução (parte A rápida e parte B lenta, e vice-versa), e pergunte aos alunos o que aconteceu com a música.
3) Proponha alguns acompanhamentos de palmas que serão utilizados a cada repetição – um marcando a pulsação, outro marcando o ritmo da melodia (as palmas são batidas com as sílabas) e outro apenas marcando o tempo forte do compasso, no caso o primeiro (lembrando que a ciranda é tocada em compasso quaternário).
4) Faça combinações entre os acompanhamentos – divida a turma em dois grupos e, enquanto um marca a pulsação com palmas agudas (mãos bastante esticadas, com os dedos bem abertos, lembrando o formato de uma estrela ), o outro marca o apoio (tempo forte – 1º tempo) do compasso com palmas graves (mãos em forma de concha). Para que o grupo responsável pela pulsação não se perca, utilize a metáfora do “reloginho” e explique a eles que suas palmas não páram como um relógio.
Para conhecer a melodia e a letra da música, sugerimos os links abaixos. Vale lembrar que, nesse caso, a música está sendo executada como frevo.
http://www.youtube.com/watch?v=OBQJBTPrmr0
http://www.frevo.pe.gov.br/capiba_frevociranda.html
Observação:
1) A harmonização da música é bem simples e varia entre os I e IV graus menores e a dominante (V), além da dominante do quarto grau, quando da repetição do B (acorde de preparação). No caso da tonalidade escolhida ser Fá Menor, os acordes são: Fm (primeiro grau), Bbm (quarto grau), F7 (dominante do quarto) e C7 (dominante do primeiro). Em Sol Menor, temos: Gm, Cm, G7 e D7.
2) Sugerimos também, como instrumento de acompanhamento, o pandeiro, o qual substituiria o tarol, um dos instrumentos típicos da ciranda. Para aprender a “levada” (ritmo característico) do instrumento, veja:
http://www.youtube.com/watch?v=9ByfW2xGzZ0&feature=related
(ritmo da ciranda no pandeiro – simplificado e completo).
Atividade 2
Nesse momento, peça aos alunos que levantem e se espalhem pela sala (para esta atividade, um espaço físico amplo se faz necessário). Ao som do bumbo (surdo, atabaque ou qualquer instrumento de percussão grave), eles dançarão livremente pelo espaço e cantarão a música. Você deverá fazer a “levada” do bumbo da ciranda e pedir a eles que, ao som da batida forte (primeiro tempo), eles façam sons corporais diferentes, de forma livre.
Posteriormente, comece a sugerir sons a todo o grupo, que continuará cantando e dançando ao som do bumbo. Em um terceiro momento, divida a turma em dois grupos e, novamente, sugira os sons corporais (por exemplo, as meninas batem palmas agudas e os meninos batem no peito). Como sugestão final, peça que todos batam um dos pés no tempo forte (pequena introdução à dança da ciranda), enquanto cantam e dançam pela sala.
Observação:
Em um compasso quaternário, o bumbo marca os quatro tempos, sendo que no primeiro tempo o som deve ser “solto” (a baqueta bate na pele do instrumento e solta) gerando um som com mais eco, e nos tempos 2, 3 e 4, o som deve ser “preso” (a baqueta bate na pele do instrumento e deve ficar presa) gerando um som mais “abafado”.
Recursos da aula
Como recursos materiais, sugerimos a utilização de um instrumento harmônico (teclado, violão ou acordeon) e de percussão (que se assemelhe ao bumbo) para a marcação dos tempos da ciranda.
Sobre o gênero ciranda:
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=300&textCode=921&date=currentDate
Ao final da aula, o(a) professor(a) deverá observar se os alunos conseguem cantar a música proposta, bem como associar movimentos e sons corporais ao estímulo sonoro do bumbo.
Quatro estrelas 3 classificações
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04/06/2011
Três estrelasachei bom só faltou falar um pouco do historico da origem,isso tb é importante.
22/06/2010
Quatro estrelasGostei muito, pois é o tipo de trabalho que gosto de fazer com meus alunos. Acredito na ciranada como um tema cultural bem interessante de ser tarbalhado, não só com crianças pequenas mais de todas as idades. Parabens.
24/03/2010
Cinco estrelasADOREI E APRENDI COISAS NOVAS!! POIS ESTAMOS SEMPRE E EM CONSTANTE MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM!! PARABÉNS, PROFESSOR!! ESPERO CONCRETIZAR ESTA AULA, COM AS DEVIDAS MODIFICAÇÕES, NA MINHA SALA!! OBRIGADA!! DILA TORREÃO